PROJETOS DA UMEI JULIANA





UMEI JULIANA




PROJETO FELICIDADE NÃO TEM COR
Professora: Siomara A. C. Fonseca – Sala 6 – Turno da tarde - 2011


















































Tempo de duração:

O projeto será desenvolvido no primeiro semestre de 2011 e poderá ter o tempo estendido. Será dada atenção ao período de adaptação de cada criança.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. No processo de socialização, a escola estabelece relações entre todas as crianças brancas, negras, gordas, magras, com deficiência ou não, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Este projeto auxiliará a criança a perceber que o colega é diferente e nem por isto é inferior. Somos muitos, mas somos únicos. Cada um é diferente do outro. São as diferenças que possibilitam o crescimento individual e coletivo de uma turma/sociedade.

Capacidades:

Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura de raças e sua origem, respeitando e valorizando a diversidade sociocultural e suas diferenças.
Estimular o desenvolvimento das inteligências através de atividades artísticas, culturais, pictóricas etc.
Habilidades a serem desenvolvidas:
* Conhecer histórias africanas;
* Conhecer histórias com personagens (animais, plantas, pessoas e personagens fictícios) diversos (de várias etnias e inclusivos ). Inclusive personagens e pessoas famosas (negros, indígenas. etc.).
* Recontar as histórias através de desenhos, teatros, gravuras, montagens de cena etc.
* Registrar nomes dos personagens, autores, títulos das histórias através de jogos, bingo, recortes de palavras e/ou letras, montagem de palavras etc.
* Registrar número de letras das palavras, reconhecerem as letras, a ordem e relaciona-las ao seu nome;
* Resolver pequenos problemas cotidianos;
* Relacionar o seu nome com nomes das obras, autores etc.
* Fazer desenho representativo e registrar as informações através de desenhos, pinturas, colagens, texturas etc.
* Realizar leituras de imagens e apreciar obras artísticas (músicas, histórias, reprodução de desenhos, pinturas etc.).
* Produzir trabalhos individuais (colagens, trabalhos com argila, massa de modelar, gesso, pinturas etc.) e coletivos. Como por exemplo: chocalhos, vestuários, utensílios de mesa, pintura, artesanatos e bonecos que representem a cultura brasileira e outras do interesse da criança.
* Ouvir e dançar músicas; explorando e deslocando-se em atividades de movimento corporal. Como por exemplo, a capoeira.
* Participar da construção do retrato étnico da turma.




Planejamento:

Nos primeiros dias as crianças terão atividades de acolhida e socialização. Serão recebidas com carinho e segurança. Terão atividades lúdicas, musicais, contação de histórias e de atividades de arte.
Todos os dias haverá conversas e combinados em rodinha ( hora de contar as novidades, fazer chamada, comentar acontecimentos de casa e/ou notícias, planejar a rotina diária e consequentemente a rotina semanal, cantar, contar histórias, fazer jogos e brincadeiras etc. ) .

Desenvolvimento:

natureza e sociedade:

As crianças terão acesso a experimentações envolvendo os três estados físicos e plantas.
Conhecerão os animais e plantas do local onde mora e de outras localidades de acordo com suas curiosidades.
Pesquisas de ervas medicinais.
Dengue e hábitos de higiene.
Enriquecerão as atividades com suas experiências e de sua família.
Culinária das comidas de origem africana. (pesquisa, degustação e oficina com os pais).

Matemática:

A linguagem matemática será inserida no cotidiano através de jogos, recortes, brincadeiras, pesquisas, quebra cabeças e atividades envolvendo o cotidiano das crianças.
Atividades de escrita envolvendo quantidades, classificação, seriação, conservação e com noções de atributos, tempo, medidas e quantidades.
Utilização dos blocos lógicos e materiais concretos como palitos, tampinhas, rótulos, dinheiro, embalagens etc.

PORTUGUÊS (Linguagem oral e escrita):

As atividades de linguagem acompanharão o desenvolvimento do projeto e a rotina da turma:

Quem é você? Será construído o retrato étnico da turma com pesquisas orais e escritas, desenhos, fotos trazidas de casa e tiradas na escola e filmes da família da criança.
O projeto iniciará com um vídeo falando das crianças do mundo inteiro, conversa informal e fotos.
Contação de diversas histórias envolvendo etnias diversas, principalmente a de origem africana. Por exemplo: Menina bonita do laço de fita; Reizinho do congo; A lebre e a tartaruga; As cores; Felicidade não tem cor; kiriku; A terra dos meninos pelados; Bumba-meu-boi; kiriku e a feiticeira; Os pais de Samira se separaram etc.
Reconto das histórias através de diversas linguagens: teatro, dança, pintura, desenho etc.
Registro e reconhecimento de seu nome e de pessoas da família, nome dos personagens das histórias, de brinquedos, músicas etc.
Será dada ênfase a quantidades de letras das palavras, a ordem, o som das letras, sílabas e palavras.
Haverá acompanhamento da escrita e da construção dos desenhos das crianças.
Desenhos representativos.
Bingo.
Recorte e jogos de letras e palavras.

artes e PSICOMOTRICIDADE:

Trabalhar o corpo das crianças com atividades no pátio e na sala envolvendo desenhos, gravuras, danças, teatros, jornais, bambolês, bolas, cordas e jogos de socialização e de tonicidade.
O trabalho com a arte será dividido em cinco partes:
: Artes plásticas: Quadros, pinturas e fotos da cultura afro brasileira; construção do adindra e de painéis com pinturas baseadas em obras de artistas. Haverá pesquisas e estudo das cores e suas misturas. Dar a mistura das cores como se fosse um jogo de mágica. Atividades com texturas usando lixas e objetos do cotidiano como lápis, giz, massinha e alimentos. Pinturas a dedo; Pinturas vazadas; Pintura soprada com canudos; Pintura com esponja, cotonetes e pincéis; etc.
: Artesanato: Construção de brinquedos, instrumentos musicais, colares, máscaras, vestuários, bonecos, utensílios de cozinha e chapéus de acordo com o projeto. As crianças utilizarão colagens com papel, EVA, TNT, materiais da natureza, barbante, giz coloridos etc.
3º: Visita a museus, teatros, cinema e espaços onde houver manifestações culturais.
4º: Danças, dramatizações, teatro de sombras, músicas e musicais.
5º: Apresentações para os pais, vídeos e exposições.

3.3 Avaliação:

A avaliação será contínua, realizada pelas crianças, professor, pais e direção da escola através de relatórios, portfolio, fotos etc.